A história do aço é longa e fascinante. Surgiu do ferro, um dos materiais mais antigos do mundo, que remete há milhares de anos atrás, tendo seus primeiros vestígios há cerca de 4.000 a.C, quando os seres humanos começaram a descobrir os seus benefícios, especialmente na criação de armas e ferramentas.

Aos poucos, novas técnicas foram descobertas, desde a mistura com outros materiais, até técnicas de aquecimento, e ao aumentar as temperaturas, descobriu-se o ferro no seu estado líquido, fundindo-se, então, as armas de fogo, balas de canhão, sinos de igreja e outros materiais que surgiram em seguida. A demanda começou a crescer na Idade Média, à medida que a Europa buscava por poderes bélicos e armaduras.

Mas o próprio aço só foi descoberto em 1856, por Henry Bessemer, engenheiro metalúrgico inglês, que produziu o aço a partir do Ferro Gusa líquido, que vem do minério de ferro nos altos fornos das siderúrgicas. Desde então, o aço se tornou matéria prima em diversas indústrias, especialmente pelo seu baixo custo e manuseio, sendo leve e fácil de transportar, além de ser mais resistente que o ferro fundido e pela facilidade de ser produzido em grandes quantidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *